Deficiência mental quase se iguala à física

Agudos - Uma pesquisa desenvolvida pela Faculdade de Serviço Social da Instituição Toledo de Ensino (ITE) de Bauru em Agudos, a pedido da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da cidade, será um importante instrumento na elaboração de políticas públicas voltadas a portadores de necessidades especiais e famílias em situação de vulnerabilidade social. A pesquisa feita em 10% das casas da cidade de cerca de 35 mil habitantes revelou que a quantidade de portadores de deficiência mental se aproxima do total de portadores de deficiência física.

Convênio é assinado pela inclusão de pessoas com deficiência

 

Volta Redonda

Preparar, treinar e disponibilizar pessoas portadoras de deficiência para o mercado de trabalho, em especial para as empresas associadas ao Metalsul (Sindicato das Indústrias Metalmecânicas do Médio Paraíba), respeitando as limitações de cada portador. Esse é o objetivo do convênio assinado, anteontem, às 9h, no Memorial Zumbi, na Vila Santa Cecília.

Compareceram integrantes do Metalsul, do SindMetal (Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos) do Sul Fluminense, da APDF-BM (Associação de Portadores de Deficiência Física de Barra Mansa) e da Coopenea-VR (Cooperativa dos Portadores de Necessidades Especiais e Amigos de Volta Redonda).

 Anúncio foi feito nesta terça-feira (11), Dia do Deficiente Físico. Matéria está sendo elaborada e deve ser encaminhada para a Assembleia.

O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), autorizou nesta terça-feira (11), Dia do Deficiente Físico, a isenção do pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para portadores de deficiência física. "Essa é uma conquista para milhares de cearenses que têm algum tipo de deficiência e que poderão usar esse benefício para a melhoria de sua qualidade de vida", disse Cid Gomes.

De acordo com o Governo do Estado, o benefício será válido a partir de 2012. No Ceará, os portadores de deficiência física já são isentos do pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) desde dezembro de 2001.

A medida deve beneficiar 7.010 pessoas cadastradas no Departamento de Trânsito do Ceará (Detran) como deficientes físicos e têm a carteira nacional de habilitação. De acordo com o Detran, desse total, 3.472 têm visão em apenas um dos olhos, e devem receber a isenção do IPVA em 2012.

A matéria está sendo elaborada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) e em seguida deve ser votada na Assembleia Legislativa do Ceará para ser votada. O governador Cid Gomes pediu urgência da votação da matéria. Para ter a isenção, o contribuinte deve ter notificação na carteira nacional de habilitação de que é portador de deficiência física e dirige em condições especiais.

A cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) começa em janeiro em boa parte do país. O pagamento é obrigatório e a alíquota varia conforme o modelo do veículo e também o estado em que o contribuinte reside.

Fonte: G1-CE

Conectar

Entrar com a conta do Facebook
Topo